terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dispositivos de Armazenamento

Existem 3 tipo de dispositivos de armazenamento:
- Magnéticos;
- Semicondutores;
- Ópticos.



Os Magnéticos:

* Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais amplamente utilizados actualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.

* A leitura e gravação das informações num dispositivo de armazenamento por meio magnético se dá pela manipulação de dipolos magnéticos presentes na superfície da mídia magnética. Para a gravação, a cabeça de leitura e gravação do dispositivo gera um campo magnético que magnetiza os dipolos magnéticos, representando assim dígitos binários (bits) de acordo com a polaridade utilizada. Para a leitura, um campo magnético é gerado pela cabeça de leitura e gravação e, quando em contato com os diplos magnéticos da mídia verifica se esta atrai ou repele o campo magnético, sabendo assim se o pólo encontrado na molécula é positivo ou negativo.

* Exemplos: Discos Rígidos, Disquetes, ...


Os Semicondutores:

* Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação.

* Os dispositivos de armazenamento semicondutores podem ser encontrados nas mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmeras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando como buffer.


Os Ópticos:

* Os dispositivos de armazenamento ópticos são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimédia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador.

* Exemplos: CD-ROMs, CD-RWs, DVD-ROMs, DVD-RWs etc.



Margarida Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário